Morte
O Papa Francisco faleceu em 21 de abril de 2025, aos 88 anos, após sofrer um AVC e complicações cardíacas. Sua morte ocorreu na Casa Santa Marta, no Vaticano, e foi oficialmente confirmada pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell.
Funeral e Velório
O corpo do Papa foi velado por três dias na Basílica de São Pedro, onde cerca de 250 mil fiéis prestaram homenagens. A Missa Exequial foi celebrada em 26 de abril, na Praça de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re. A cerimônia contou com a presença de líderes de 130 delegações oficiais, incluindo 50 chefes de Estado e 10 monarcas, como os reis da Espanha, Felipe VI e Letizia.
Sepultamento
Atendendo ao seu desejo, o Papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, tornando-se o primeiro pontífice em mais de um século a ser enterrado fora do Vaticano. A cerimônia de sepultamento foi privada e durou cerca de 30 minutos. O caixão, feito de madeira simples revestida de zinco, foi colocado diretamente no solo, com uma lápide de mármore branco da Ligúria, inscrita apenas com “Franciscus” e uma reprodução de sua cruz peitoral em prata.
Legado e Últimas Vontades
Em seu testamento, datado de junho de 2022, Francisco expressou o desejo de um funeral simples, eliminando tradições como o uso de três caixões e a exposição do corpo em catafalco. Ele também solicitou que os custos do sepultamento fossem cobertos por um benfeitor anônimo. Seu legado é marcado pela humildade, defesa dos pobres, promoção da paz e cuidado com o meio ambiente.
Por Ricardo Silva
Entre em nosso canal de WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece em Caucaia: https://whatsapp.com/channel/0029VayxroDAojYmxVEBsd44