O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia na manhã deste domingo, 13 de abril de 2025, no Hospital DF Star, em Brasília, para desobstruir aderências no intestino. A intervenção foi necessária devido a uma suboclusão intestinal, complicação recorrente desde o atentado a faca que sofreu em 2018. Exames laboratoriais e de imagem indicaram a persistência do quadro, levando à decisão cirúrgica.
A obstrução intestinal ocorre quando há um bloqueio parcial ou total no intestino, impedindo o funcionamento normal do sistema digestivo. No caso de Bolsonaro, as aderências — faixas de tecido fibroso formadas por cicatrizes de cirurgias anteriores — foram identificadas como a causa da obstrução.
Desde o atentado em 2018, Bolsonaro passou por várias cirurgias e internações devido a complicações abdominais. Esta é a sexta cirurgia relacionada ao episódio, totalizando nove hospitalizações por sequelas do ataque.
Antes da cirurgia, Bolsonaro estava em viagem pelo Nordeste, promovendo sua agenda política. Durante um evento em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, ele sentiu fortes dores abdominais e foi inicialmente atendido em hospitais locais, sendo posteriormente transferido para Brasília a pedido da família.
Apesar de estar inelegível até 2030, Bolsonaro tem se mantido ativo politicamente, buscando fortalecer sua base e influenciar o cenário político nacional. Recentemente, ele tem defendido a aprovação de um projeto de anistia para seus apoiadores envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023
O que são as Aderências intestinais?
Aderências intestinais são formações de tecido cicatricial que podem ocorrer entre as alças intestinais ou entre o intestino e outros órgãos ou estruturas abdominais.
Causas
As aderências intestinais podem ser causadas por:
– Cirurgias abdominais anteriores
– Infecções abdominais
– Inflamação crônica
– Traumatismo abdominal
Sintomas
Os sintomas de aderências intestinais podem incluir:
– Dor abdominal crônica ou intermitente
– Náusea e vômito
– Obstipação ou diarreia
– Inchaço abdominal
– Dificuldade para evacuar
Por Ricardo Silva
Entre em nosso canal de WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece em Caucaia: