O TCE-CE apura quase 100 irregularidades em transições de governo no Ceará, envolvendo 19 ex-prefeitos e mais de 100 gestores públicos. A investigação pode gerar punições e busca assegurar a continuidade dos serviços à população.
O Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) abriu uma investigação que envolve 19 ex-prefeitos e outros 117 gestores públicos por possíveis irregularidades cometidas durante o processo de transição administrativa após as eleições de 2024. O levantamento faz parte do projeto “Transição Responsável”, que monitorou 93 municípios onde houve alternância de comando.
Segundo o órgão, foram encontradas quase 100 ocorrências em 21 cidades. As principais falhas identificadas incluem atraso no pagamento de servidores, suspensão de contratos essenciais, falta de medicamentos e insumos em unidades de saúde, além de vulnerabilidade no acesso a informações e documentos oficiais.
Entre os nomes investigados estão ex-prefeitos de municípios importantes, como José Sarto (Fortaleza), Vitor Valim (Caucaia), Bruno Figueiredo (Pacajus), Rozário Ximenes (Canindé) e Lindbergh Martins (Jijoca de Jericoacoara). Também constam na lista ex-gestores de Crateús, Cascavel, Pacatuba, Acopiara, Morada Nova, entre outros.
Além dos ex-prefeitos, ex-secretários municipais também são alvos da apuração, como o ex-secretário de Educação de Abaiara, Herivelton Cruz Moreira, e a ex-secretária de Saúde de Ocara, Ruti Aires Bandeira.
O TCE-CE informou que os responsáveis terão direito à defesa e que as investigações podem resultar em sanções administrativas e financeiras. O objetivo é garantir que a mudança de gestão seja feita de forma transparente, sem prejuízo aos serviços públicos.
Por Ricardo Silva
#caucaia #tcece #gestaopublica #irregularidades #politica #ceara #transicaodegoverno
Entre em nosso canal de WhatsApp e fique por dentro de tudo que acontece em Caucaia: https://whatsapp.com/channel/0029VayxroDAojYmxVEBsd44